Fonte: Edison Schneider

A prostatite é uma inflamação da próstata que pode ser causada por bactérias ou refluxo urinário. Geralmente ocorre em homens adultos, no entanto, em caso mais raros, pode afetar também adolescentes. Quando causada por bactérias, a doença pode ser aguda ou crônica.

Os sintomas variam de acordo com a causa e o tipo, podendo ser:

Prostatite bacteriana aguda: febre alta e repentina, mal-estar geral, calafrios, dores no corpo e ao urinar, além de necessidade e urgência de urinar várias vezes ao longo do dia. Há também uma dificuldade em esvaziar completamente a bexiga.

Prostatite bacteriana crônica: manifesta sintomas semelhantes ao do tipo agudo, no entanto não há febre. Podem ainda ocorrer dores após a ejaculação e a ocorrência de sangue no esperma.

Prostatite não bacteriana: causa dor ao urinar, dificuldade em esvaziar a bexiga, aumento da frequência e urgência para urinar, dor na região genital, além de diminuição da força do jato urinário e dificuldade em mantê-lo contínuo.

Os sintomas, independentemente da causa, podem ser aliviados com banhos de assento quentes, massagem da próstata e técnicas de relaxamento e medicamentos. Quanto ao tratamento, no caso de infecção bacteriana, é realizado com antibióticos. Já os casos não bacterianos são mais difíceis de tratar, podendo, inclusive, não ter cura. O que se faz é um tratamento para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Write a comment:

You must be logged in to post a comment.

© 2019 - Alacer Biomédica - Todos os direitos reservados. - Cloud por C4W Labz