Open/Close Menu A Alacer Biomédica é uma empresa fabricante de equipamentos e acessórios para Manometria esofágica e anorretal, pHmetria, impedanciopHmetria, hidrogênio expirado e urodinâmica. Oferecemos suporte técnico e também treinamentos especializados para os clientes.

O que é

O refluxo gastroesofágico é quando há um retorno do conteúdo do estômago para esôfago, seguindo para a boca. Esse redirecionamento deve-se ao fato do músculo, que impede com que o ácido estomacal vá para seu interior, não cumprir sua função ideal, acarretando dores e inflamações.
As inflamações no esôfago podem ter diferentes graus. A gravidade está relacionada com a quantidade de ácido estomacal em contato com a mucosa do esôfago e da acidez do que se foi ingerido. Tais fatores podem causar a esofagite, que é uma doença onde o esôfago não possui a proteção ideal contra os ácidos que armazena, levando a pessoa a ter essa sensação de queimação, a azia.
A Alacer também alerta: a gravidade também favorece o refluxo gastroesofágico. Ao deitar, recomenda-se que o lado direito do corpo, esteja para baixo, e o lado esquerdo para cima. Pois com a posição do estômago, ao deitar com o lado direito para cima, o suco gástrico percorre pelo esôfago. Deitado com o lado direito para baixo, o suco gástrico fica inteiramente armazenado no estômago. A obesidade também facilita o refluxo, uma vez que a gordura abdominal pressiona o estômago.

Como saber se tenho?

A doença do refluxo gastroesofágica tem o diagnóstico feito nos sintomas do refluxo (sensação de queimação, azia), também há exames complementares, como?

– Raio X para observar os movimentos do esôfago;
– Medição do pH num período de 24 horas, relacionando os sintomas apresentados com alterações da acidez do suco gástrico. Determinando o número de vezes que ocorrem o refluxo;
– Cintilografia de refluxo

Na suspeita, consulte um gastroenterologista.

Como tratar? 
Refluxo tem cura?

Existe remédio para refluxo? Como tratar sensação de queimação na garganta?
O tratamento de refluxo, muitas vezes, pode ser através de medicamentos e uma alimentação controlada, mas há casos onde a cirurgia é necessária.
A adaptação da alimentação deve ser controlada. O paciente deve evitar comer fritura, produtos industrializados como chocolates e refrigerantes, alimentos cítricos, consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura.
Procurar comer 3 horas antes de ir dormir é um passo importante, pois assim, quando for deitar, o nível de conteúdo e suco gástrico no estômago é menor e evita que os mesmos voltem a boca durante o sono.

Write a comment:

You must be logged in to post a comment.