Conheça o exame de manometria esofágica

Você sabe o que é o exame de manometria esofágica? Antes de tudo, é necessário saber qual é a função do esôfago. Ele é responsável por transportar tudo o que você come até o estômago. Agora, esse exame chamado de manometria esofágica serve para o profissional saber o quão bem essa parte do corpo humano funciona. Para isso, ele mede as contrações musculares e seus padrões, ou seja, por meio de ritmos, conforme você engole algum alimento.

O exame de manometria esofágica é tolerado pela maioria dos pacientes. Durando em torno de 20 a 30 minutos, não causa nenhum dano pós exame, podendo o paciente realizar as atividades cotidianas. Durante o teste, o examinado terá de tomar pequenos goles de água, assim, uma máquina responsável por analisar os dados, juntamente com o cateter, registrará a pressão, força e o padrão rítmico da contração que o esôfago realiza.

A realização desse exame é importante para verificar qualquer doença situada naquela região do corpo. Doenças do refluxo gastroesofágico, acalásia ou qualquer outro tipo de anomalia são diagnosticadas por meio dele. Lembre-se, não é necessária a sedação, e sempre é utilizado gel anestésico para diminuir o desconforto que o paciente possa vir a ter.

Mesmo podendo causar um pouco de desconforto na realização do exame, não é causado nenhum tipo de efeito colateral grave ou que incomode muito. Somente em alguns casos, há a possibilidade de dor de garganta e problemas relacionados a sinusite devido a introdução do tubo. Mas isso é apenas temporário, além de compensar pela confirmação de que é necessário reparar a região do esôfago.

Não se esqueça! Deixar problemas como esse para última hora não é nada recomendável de fazer, consulte seu médico.